relicário
direção de arteProjeto criado para a disciplina Direção de Arte em TV, Cinema e Vídeo (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo).
Processo criativo.
Roteiro
O roteiro do curta-metragem foi escrito por Rafael Gomes e conta a história de Rodrigo. A protagonista está morrendo, aos 20 anos de idade, e interna-se em seu próprio subconsciente para esculpir um relicário de sua vida.

Referência Conceitual
Morte e Vida, Gustav Klimt (1916). A figura sombria da morte nos confronta com nossas próprias emoções e nos faz reconhecer a tristeza e a dor associadas à perda, especialmente quando ocorre de maneira prematura.
Campo de Trigo com Corvos, Vincent Van Gogh (1890). Nenhuma das estradas parece levar a uma saída dos infinitos campos de trigo, de onde parece que apenas os corvos conseguem escapar.
A Morte de Ivan Ilitch, Liev Tolstói (1886). Na literatura, Ivan Ilich, angustiado após um acidente, vislumbra a proximidade de sua morte. É tomado por intensas reflexões solitárias sobre os mecanismos que regem as relações humanas. A imagem abaixo é a pintura (O hospital de campo improvisado, de Jean Frédéric Bazille (1865)) que costuma representar a história.

Referência Visual
Stalker, Tarkovsky (1979).
Sol da Manhã, Edward Hopper (1954).
Menina na Janela, Salvador Dali (1925).

Paleta de Cores
As cores utilizadas são predominantemente frias, que remetem a sensação que o hospital causa, e para contrapor, há sempre uma fonte de luz quente, que mostra que ainda há vida, mesmo que frágil.

Proposta desenvolvida.

Clique aqui e acesse o vídeo.
Projeto criado por Angelo Sangiuliano, Carolina Hasbani, Guilherme Cuoghi, Julia Porphirio, Karina Carvalho e Virginia Amaral, em 2024.