senioridade no mercado de trabalho
experiência do usuárioComo ressignificar o processo natural de envelhecimento e garantir que a senioridade também seja acompanhada de boas experiências profissionais?
Acredito que respeitar as pessoas mais experientes é tratar o próprio futuro com respeito.
A imagem acima pertence à série Grace and Frankie (Netflix).
Conceitos básicos
Segundo a Academia Brasileira de Letras, etarismo significa discriminação e preconceito baseados na idade, geralmente das gerações mais novas em relação às mais velhas; idadismo.
Neste estudo de caso, tratarei como sênior todas as pessoas acima de 50 anos.
Contexto
Estima-se que em 2030, o número de pessoas com 60 anos ou mais será superior ao de crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade. (Organização Pan Americana da Saúde - OPAS)
Estes dados nos mostram um novo comportamento sociocultural e servem como alerta para criarmos alternativas, de como as empresas que vem excluindo os profissionais acima de 50 anos de idade, principalmente, podem atualizar os seus modelos de contratações, evitando que falte mão de obra nos próximos anos.
Por onde começar?
Além de desk research, foi realizado pesquisa quantitativa e entrevistas para mapeamento da persona.
No mundo corporativo, a falta de visibilidade em processos de recrutamento, poucas ações práticas sobre diversidade geracional e formato de trabalho insustentável foram os principais problemas identificados.
Para que seja possível uma transformação genuína, antes de qualquer coisa, torna-se necessário que a sociedade como um todo, atualize o seu olhar sobre o processo de envelhecimento, resgate o respeito para com as pessoas mais maduras e admiração por tudo o que já construíram ao longo dos anos - proporcionando aos seniores um espaço melhor para viver.
Proposta de solução.
As soluções propostas nesse estudo serão aplicadas como novas funcionalidades dentro do LinkedIn, a rede social mais utilizada para interações profissionais na atualidade.

1) Selo de sênior na foto do perfil.
Essa adição (imagem acima) busca trazer o reconhecimento de profissional sênior para todos os usuários cadastrados no LinkedIn, que possuam mais de 50 anos de idade. Sua ativação deverá ser opcional pelo usuário.
Essa funcionalidade busca trazer um destaque para o perfil do profissional, e melhor identificá-los em caso de vagas afirmativas.

2) Nova aba de serviços.
Funcionalidade para profissionais autônomos terem a possibilidade de cadastrar seus serviços, e de outros profissionais o conhecerem e o contratarem para tal. Essa solução traz a credibilidade e a liberdade que o networking do LinkedIn já oferece, para que o profissional autônomo e o profissional cliente possam se conectar e iniciar uma negociação do interesse de ambos.
Essa solução tem como objetivo trazer mais independência para o profissional sênior, visto que uma das maiores dores identificadas na pesquisa foi o fato de as empresas ainda oferecerem modelos de trabalho tradicionais.
Sobre o processo de design utilizado.
🔎 Descoberta
Com o objetivo de conhecer melhor o mercado e o público-alvo, foi utilizado esse momento de imersão para aprofundar o tema com dados e informações que pudessem servir como direcionamento para as próximas etapas.
Ferramentas: desk research, pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa e benchmarking.
📋 Indexação
Após a conclusão das pesquisas, foi possível coletar e ordenar todas as informações recebidas. O registro foi feito com o auxílio de algumas ferramentas e até esse momento não existia nenhuma solução prevista para qualquer um dos problemas que foram levantados.
Ferramentas: user board, matriz CSD, categorização de dados, nuvem de palavras e top insights.
✅ Definição
Com base no que foi visto até aqui, ficou evidente que existe um problema sociocultural, onde os jovens não são preparados para envelhecer, e pelo contrário, existe uma normalização com relação ao preconceito e a discriminação contra seniores, dentro e fora do ambiente corporativo.
Ferramentas: job story, how might we? e persona.
⏳ Ideação
O idadismo não só afeta o mercado de trabalho, como também afeta o futuro de todas as pessoas. É preciso reforçar a importância da presença ativa que pessoas seniores têm perante a todos.
Ferramentas: brainstorming e moodboard.
✍🏼 Prototipação
Materializar o projeto em forma de protótipo, é como dar uma nova chance para os seniores que buscam por atividades para satisfação pessoal em seu tempo livre, bem como para pessoas em transição de carreira ou que busquem novas oportunidades.
Ferramenta: protótipo navegável.

Projeto criado em 2021.